Artigo Importante para bailarinas- ( A meia ponta na Dança Oriental)

Posições dos pés e pernas.

O ballet foi baseado na concepção de que ao virar os pés e as pernas pra os lados externos do corpo, isto é, para fora, não somente se conseguia atingir mais estabilidade e maior facilidade na movimentação, como também maior beleza de linhas.Essa concepção é chamada de en dehors (para fora), o que é adquirido lentamente sem ser forçado. Não se deve pedir a alunos principiantes um perfeito en dehors antes de seus músculos estarem aptos a executá-los sem demasiado esforço. Porém, este movimento antinatural deve se tornar para um bailarino uma segunda natureza.Portanto, no ballet, o princípio básico mais importante é o de aprender a virar as pernas, que em sua posição normal estão para a frente, para os lados, com a ponta dos pés para fora, os calcanhares para dentro, os joelhos e as coxas acompanhando as pontas dos pés. É importante adquirir a facilidade de virar as pernas en dehors a partir da coxa até o pé, sem a ajuda dos quadris e do corpo. Porém, não é recomendável forçar demais os principiantes para evitar defeitos posteriores nos pés e nos joelhos.Para tudo isso, porém, é também necessário uma boa colocação dos pés, que devem estar relaxados e com o peso do corpo bem distribuído (sem deixá-los cair nem para um lado nem para o outro). Distribui-se o peso do corpo em cima do pé tomando como ponto de apoio o seu meio. Além disso, quando no ar, o pé deve estar extremamente esticado, sendo que as pontas dos dedos vão para baixo forçando assim o calcanhar para fora (frente).En Dedans - Para dentro. Em passos e exercícios o termo en dedans indica que a perna, à terre ou en l'air, se mexe em movimento circular em sentido anti-horário de trás pra frenteEn Dehors - Para fora. Em passos e exercícios o termo en dehors indica que a perna, à terre ou en l'air, move em uma direção circular, em sentido horário de frente pra trás.Relevé - Elevado. Uma elevação do corpo em pontas ou meia pontas, ponta ou meia -ponta. Foi feita seqüência de oito tempos, segurando na meia ponta durante 2 tempos, depois quatro. E etc. Utilizamos também troca de peso, sustentar numa perna só para ajudar no equilíbrio para os arabesques.Tendu - esticado. Termo utilizado quando para designar um movimento em que uma das pernas é esticado. Foi feito exercícios indo frente, lateral e trás. Importante lembrar: trajetória do pé, o dedão (ou melhor os dedos) são os últimos a sair do chão, o pé sai como que lambendo, e na volta é o contrário, o calcanhar é o último a encostar no chão. GirosSouteni – sustentado. É quando sai normalmente de sua posição para girara sobre si mesmo. O passo pode ser feito para as laterais ou para frente (utilizado na dança do ventre em seqüências com arabesque).Chainés - Uma série de voltas rápidas na ponta ou demi-pointe feitos em linha reta dentro de um círculo.Literatura de Ballet - IndicaçõesDicionários: Dicionário de Ballet – Madeleine Rosay – Editora NórdicaDicionário de Ballet e Dança – Antonio José Faro e Luiz Paulo Sampaio – Jorge Zahar EditorHistória dos Grandes BalletsGiselle e outras histórias de Ballet I – Luiza Lagoas – Editora NórdicaCarmem e outras histórias de Ballet II - Luiza Lagoas – Editora NórdicaSílvia e outras histórias de Ballet III - Luiza Lagoas – Editora NórdicaBallet Uma Arte – Dalal Achar –Ediouro“É uma enciclopédia, tem nomenclatura, histórias dos ballets, sobre a dança, as coreografias, o mundo do ballet, um capítulo sobre a alma na dança, além de noções de música clássica, glossário e algumas bibliografias sobre grandes nomes como Martha Graham, Nijinsky, Fokine e outros.” Sasha HoltzAna Botafogo Na Magia do Palco Ana Botafogo e Suzana Braga – Editora Nova Fronteira“É o 1o. Livro da Ana.Ela conta a história do ballet e juntamente a sua, os primeiros passos, o reconhecimento, as derrotas, as dificuldade e os obstáculos durante sua carreira. Conta também as histórias dos Grandes Ballets que dançou em sua carreira, e o seu envolvimento com os papéis, o trabalho de interpretação, de se deixar viver na pele da personage. Enfim, todo o trabalho por trás dos bastidores, entre ele e o coreógrafo,ou ela e um mestre. É uma viagem junto com a Ana”Sasha HoltzAna Botafogo na ponta dos pés , a trajetória de uma estrela Baseado em entrevistas para Leda Nagle e Dalal Achar – Editora Globo.“Nesse 2o. livro, Ana nos leva para o mundo do Ballet onde se desenrola o dia-a-dia de uma bailarina. Não deixa de ser o mundo de `glamour` que nos vem á mente, mas o mundo de árduas batalhas diárias, do medo de um novo desafio, dos medos de qualquer grande estrela, dos ensinamentos sutis de grandes mestres. É uma lição não só de dança, mas de persistência e amor á arte”Sasha HoltzMárcia Haydée – Uma Vida para a DançaDe Telma Mekler e Márcia Haydée – Relume Dumará“É um dos livros que guardo comigo com certo carinho para de vez em quando abri-lo e ler alguns trechos, devido aos grandes ensinamentos que foram transmitidos á Márcia e que ela transmite nesse livro.Ela conta sua trajetória desde que deixou o Rio em busca de uma oportunidade no exterior. Mostra como é vida árdua de uma artista em início de carreira, mas o mais sábio de sua trajetória é quando ela conhece Cranko (John), o coreógrafo que a levou para o Stuttgart, e que a transformou em “ Musa Inspiradora”. Foi ele quem acreditou no potencial dela e a fez crescer, tanto que muitos chamavam-a na época de“ A Bailarina de Cranko”. Além disso ela conta a época em que trabalhou com Maurice Béjart, e seu envolvimento com os homens de sua vida, como seu avô, Maurice, Cranko, Jorge Donn e outras que sem´re estiveram ao seu lado tanto nas horas boas como nas ruins..Uma das coisas que aprendi é o que um mestre faz. Os mestres são aqueles instrumentos divinos que sabem desenvolver um talento quando o encontram, fazendo com que estes se libertem do físico, colocando o sentimento, e emoção e sobretudo á entrega de alma no palco. (sorte dos talentosos que os encontram!). Como diz Béjart “ Eu não ensinei nada para a Márcia. Somente ajudei-a a se liberar”Sasha HoltzMemória do Sangue – uma autobiografia de Martha GrahamMartha Graham – Editora Siciliano“Martha nos leva para o seu mundo, o mundo de suas inspiraçõe e, de sua trajetória.Nos conta o que ensinava aos seus discípulos, a essência que a movia, como os ensinava á umtrapassar os obstáculos que se levantavam. Para mim é um livro de ensinamentos e de descobertas, aprendo cada vez mais com suas lições.Sasha Holtz

Artigo retirado em pesquisa feita pela internet-Autora : Sasha Holtz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre!

Seguidores

Dança do Ventre e Cigana

Dance...dance..dance...

Visitantes!

Marcadores

"A expressão na Dança do Ventre" "A meia ponta na Dança " ***Rádio Árabe on line*** **Dança do Ventre Origem ** **Maquiagens Árabes** *Dabke* *Dança do Ventre e benefícios emocioanais* *Masbaha* A atuação da Dança do Ventre no corpo feminino A Dança Cigana A Dança do Ventre no Brasil A Dança do ventre através dos tempos A Deusa está dançando... A expressão na Dança do Ventre A gravidez e a mulher que dança A História da Dança do Ventre/Origem a Magia e o mistério de uma Arte Milenar... ABAIXO ASSINADO ALERTA maquiagem Algumas modalidades de Dança I Alguns movimentos da D.do Ventre Alongamento... Aromatizador de Ambientes Artesanato em MDF Artigo publicado (Jornal) Aulas de Baralho Cigano e Cristais Aulas de Dança Aulas de Dança do Ventre Aulas de Dança outras modalidades Aulas em 2021 AULAS ON LINE Ballet e D do Ventre texto de :Luana Mello Ballet Record Junh 2016 Baralho Cigano e Cristais Benefícios diversos Bindi ele é tão lindo CAFÉ COM BARALHO Cantores Árabes - Cantores Árabes - AMR DIAB Carimbó Código de ética da Dança do Ventre Como avaliar sua Dança do Ventre Contato Curiosidades / beleza países árabes D.D.V. como antídoto para depressão Dança Dança - O que é? Dança Baladi (minha pesquisa) Dança com Véu Dança das 1001 Noites... Dança do Ventre Dança do Ventre / dinheiro /vulgaridade Dança do Ventre alguns artigos Dança do Ventre e o Zodíaco Dança do Ventre Infantil Dança dos Seete Veus I Dança dos Sete Veus II Dança Mix DANÇAR !!!! Dançar... Danças Circulares Dance De Volta DEPOIMENTOS DESABAFO E AGRADECIMENTO Dica de maquiagem Dicas de Dança Dicas de maquiagem Dicas de saúde DIVULGAÇÕES Entendendo a Dança do Ventre Eu Louvo a Dança... Evento Apresentações Eventos maravilhosos no RIO FAÇA A DIFERENÇA Ghawazees Imagens de roupas Importante MAQUIAGEM Atenção mulheres Improviso Site Central D do ventre Incensos e Aulas Infantil Instrumentos Árabes Junho 2016 Ola! Lenços de moedas Letra de música Letras de músicas LOJINHA Mahmoud Reda e Danças Árabes folclóricas mais do que simples movimento... Mensagens e mensagens junh 2016 Mensagens Inspiradoras junh 2016 Modalidades de Dança do Ventre Motivos para praticar a dança do ventre Mulher - 8 de Março Dia Internacional da Mulher Novidades novidades 2019 O Poder do Ventre O ser Feminino ( Sua origem primitiva) O Ventre / Barriguinha Origem Percussão Árabe no Brasil Pesquisa sobre bailarinas antigas Pesquisas sobre a vida no harém Povérbios árabes/frases/ditados Povo Cigano Prece Árabe PROJETO DANÇA Projeto Mandala Mística Publicações Diversas 2014 Quando ela Dança... Record trabalhos RETORNO DAS AULAS RIO DE JANEIRO MINHA CIDADE Rio Orient Festival 2010 Segredo/Sucesso/Bellydance Sensualidade e Benefícios com a Dança do Ventre Sites e Blogs que eu indico Sobre a Dança do Ventre Sobre as Aulas na Lona Cultural Sugestões de Nomes árabes Um antigo poema de amor... Venda de Produtos Gracy www.bellydance.com.br www.Dalarmibellydance.blogspot.com Yousry sharif um grande coreógrafo Zambra (Flamenco-árabe)