Ballet e a Dança do Ventre-texto de Luana Mello











Ballet x Dança do Ventre –Por :Luana Mello

Eu sempre defendi que quem busca a profissionalização na Dança do Ventre, deve fazer aulas de Ballet Clássico, afinal, a Dança do Ventre ainda tem algumas deficiências básicas. Mas comparar Ballet Clássico com Dança do Ventre é absurdo.As bailarinas ficam bradando: "Eu sou formada em Ballet" como se isso afirmasse que ela é melhor que alguém. Bobagem. As duas danças têm técnicas imcompatíveis: enquanto a Dança do Ventre desenvolve a dissociação e trabalha o corpo todo de forma desintegrada e macia, o Ballet pede que você trabalhe no cúmulo do encaixe, com pouquíssimas dissociações e MUITO tônus.No Ballet nós entendemos o tronco como eixo para todos os movimentos - ele dá sustentação para que seus membros se movam com leveza. Na Dança do Ventre como trabalhamos muita dissociação, na maioria das vezes, os membros (braços e pernas) acabam sendo eixo de apoio para que a coluna se mova. As mecânicas básicas acabam sendo opostas.Quem estudou Ballet sabe que Dança do Ventre para uma bailarina clássica, é um martírio. Quem lembra da minha dança nos meus tempos de professora Luxor, sabe bem do que eu estou falando: muita rigidez e excesso de tônus. Coloque uma bailarina clássica numa aula de Dança do Ventre e você terá a definição perfeita do que é uma 'árvore dançando'.Mesmo estudando Dança do Ventre todos os dias, eu tinha dificuldade de dissociar tronco superior e mover os braços com leveza - talvez por isso hoje eles sejam tão presentes na minha dança. Desestruturar o código do Clássico foi dificílimo e hoje eu me orgulho de não ouvir 'você parece bailarina clássica' quando alguém assiste a minha dança.

A técnica do Ballet ajuda a Dança do Ventre, pois existe um trabalho profundo de consciência corporal e principalmente eixo e técnicas de deslocamentos e giros, que foram passos que a Dança do Ventre absorveu dessa disciplina. Fora isso, 70% do que você vai aprender no Ballet, você NÃO vai usar na Dança do Ventre.
Melhor mesmo é buscar uma boa professora de Dança do Ventre, seja ela formada ou não em Ballet. Se ela é uma boa profissional, já procurou estudar muitas outras coisas que acrescentem na sua profissão. Método Laban, Ballet Moderno, Dança Contemporânea, Fisioterapia, Feldenkrais, Reeducação do Movimento, Biomecânica, blá blá blá... Nem só de Ballet Clássico o mundo é feito!E mais: As pessoas pintam que o mundo do Ballet é perfeito, mas existe MUITO amadorismo e MUITA vaidade. Procurar bons professores de Ballet também é uma tarefa árdua. A grama do vizinho parece mais verde né? Mas eu que caminho nos dois lados - como aluna - afirmo que isso é ilusão. Mas deixando de lado a incongruência da parte técnica, o Ballet Clássico é bem mais antigo e é reconhecido como profissão desde o século XIV. Já a Dança do Ventre profissional começou mesmo no século XX, e cheia de escorregões. Como escrevi em
A História da Dança, a paixão do Rei Luís XVI pelo Ballet, foi um dos principais motivos do empurrão profissional que este recebeu.Sendo aceito na alta sociedade como principal forma de arte, intelectuais e artistas renomados investiram nele e contribuíram para que a arte do Ballet fosse perpetuada e digna dos palácios. Já a Dança do Ventre - com sensualidade afrontando as sociedades religiosas - sempre foi vista como arte menor. E como é ligada a cultura do Oriente Médio e vista como uma dança folclórica, permaneceu nichada e sofreu preconceitos.Hoje, começam a existir pontos de profissionalização. Vemos um número ainda pequeno, mas crescente, de profissionais que buscam entendê-la como forma de arte corporal e não apenas como dança étnica. Profissionais que entendem que estudar dança é coisa séria, séria mesmo. Por isso, nada de comparar Dança do Ventre e Ballet. Os profissionais do clássico também estão por aí atrás de informação por que nem sempre seus professores suprem o necessário...Temos que dar um tempo pra Dança do Ventre se profissionalizar e entender que a transformação não acontece do dia pra noite. Enquanto isso, podemos mudar o mundo a nossa volta e aprender mais em outras áreas mais maduras. Mas a transformação tem que começar em você. Se você não mudar e não começar a levar a Dança do Ventre a sério, está contribuindo para que tudo continue como está. Não adianta reclamar e continuar com atitudes amadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre!

Seguidores

Dança do Ventre e Cigana

Dance...dance..dance...

Visitantes!

Marcadores

"A expressão na Dança do Ventre" "A meia ponta na Dança " ***Rádio Árabe on line*** **Dança do Ventre Origem ** **Maquiagens Árabes** *Dabke* *Dança do Ventre e benefícios emocioanais* *Masbaha* A atuação da Dança do Ventre no corpo feminino A Dança Cigana A Dança do Ventre no Brasil A Dança do ventre através dos tempos A Deusa está dançando... A expressão na Dança do Ventre A gravidez e a mulher que dança A História da Dança do Ventre/Origem a Magia e o mistério de uma Arte Milenar... ABAIXO ASSINADO ALERTA maquiagem Algumas modalidades de Dança I Alguns movimentos da D.do Ventre Alongamento... Aromatizador de Ambientes Artesanato em MDF Artigo publicado (Jornal) Aulas de Baralho Cigano e Cristais Aulas de Dança Aulas de Dança do Ventre Aulas de Dança outras modalidades Aulas em 2021 AULAS ON LINE Ballet e D do Ventre texto de :Luana Mello Ballet Record Junh 2016 Baralho Cigano e Cristais Benefícios diversos Bindi ele é tão lindo CAFÉ COM BARALHO Cantores Árabes - Cantores Árabes - AMR DIAB Carimbó Código de ética da Dança do Ventre Como avaliar sua Dança do Ventre Contato Curiosidades / beleza países árabes D.D.V. como antídoto para depressão Dança Dança - O que é? Dança Baladi (minha pesquisa) Dança com Véu Dança das 1001 Noites... Dança do Ventre Dança do Ventre / dinheiro /vulgaridade Dança do Ventre alguns artigos Dança do Ventre e o Zodíaco Dança do Ventre Infantil Dança dos Seete Veus I Dança dos Sete Veus II Dança Mix DANÇAR !!!! Dançar... Danças Circulares Dance De Volta DEPOIMENTOS DESABAFO E AGRADECIMENTO Dica de maquiagem Dicas de Dança Dicas de maquiagem Dicas de saúde DIVULGAÇÕES Entendendo a Dança do Ventre Eu Louvo a Dança... Evento Apresentações Eventos maravilhosos no RIO FAÇA A DIFERENÇA Ghawazees Imagens de roupas Importante MAQUIAGEM Atenção mulheres Improviso Site Central D do ventre Incensos e Aulas Infantil Instrumentos Árabes Junho 2016 Ola! Lenços de moedas Letra de música Letras de músicas LOJINHA Mahmoud Reda e Danças Árabes folclóricas mais do que simples movimento... Mensagens e mensagens junh 2016 Mensagens Inspiradoras junh 2016 Modalidades de Dança do Ventre Motivos para praticar a dança do ventre Mulher - 8 de Março Dia Internacional da Mulher Novidades novidades 2019 O Poder do Ventre O ser Feminino ( Sua origem primitiva) O Ventre / Barriguinha Origem Percussão Árabe no Brasil Pesquisa sobre bailarinas antigas Pesquisas sobre a vida no harém Povérbios árabes/frases/ditados Povo Cigano Prece Árabe PROJETO DANÇA Projeto Mandala Mística Publicações Diversas 2014 Quando ela Dança... Record trabalhos RETORNO DAS AULAS RIO DE JANEIRO MINHA CIDADE Rio Orient Festival 2010 Segredo/Sucesso/Bellydance Sensualidade e Benefícios com a Dança do Ventre Sites e Blogs que eu indico Sobre a Dança do Ventre Sobre as Aulas na Lona Cultural Sugestões de Nomes árabes Um antigo poema de amor... Venda de Produtos Gracy www.bellydance.com.br www.Dalarmibellydance.blogspot.com Yousry sharif um grande coreógrafo Zambra (Flamenco-árabe)