Alguns movimentos da Dança do Ventre








ALGUNS MOVIMENTOS DA DANÇA DO VENTRE,
(Simples e com características marcantes) 

REDONDO PEQUENO - Girando o quadril encolhendo o ventre ao ser projectado para frente mantendo quadris no lugar, sem joga-los para o lado.

REDONDO MÉDIO - sem alternar os joelhos projecte o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.

REDONDO GRANDE - igual ao anterior, porém a projecção para trás é maior. Você poderá projectar o tronco para frente enquanto o quadril vai para trás.

Preste atenção nos detalhes das mãos, devem estar delicadas e bem delineadas, juntamente com o movimento.

OITO PARA FRENTE - Coloque o quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado, (sem levantar o calcanhar), desenhando um oito deitado ao chão. Cuidados com os joelhos deverão permanecer flexionados. A postura é fundamental em qualquer passo da dança.

OITO PARA TRÁS OU OITO EGÍPCIO - igual ao anterior só que torcendo o quadril para trás. Trabalhe visualização, servirá como amparador nesse momento, pois o desenho do oito deverá sair completo e bem delineado. Lembrem-se, o tronco deverá estar sempre imóvel e de frente, se estiver em frente ao espelho, preste atenção em pequenos detalhes, são eles que fazem a diferença.

OITO MAIA PARA CIMA - Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar, pois esse poderá subir um pouquinho para auxiliar, mas lembre-se, a dança é do ventre e não dos pés e joelhos, por isso atenção nesse detalhe muito importante. Quanto menos movimentos de pés e joelhos, mais limpos serão os seus passos.


OITO MAIA PARA BAIXO - Elevando o quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente (lembre-se de que já foi dito acima). Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu. Esse oito é o contrário do outro. Um é para cima o outro para baixo. Às vezes confunde, mas não desista! Saíra com o tempo.

CAMELO PARA BAIXO - Pernas afastadas e levemente flexionadas (quase como na posição oriental, porém a perna de trás não flexiona). Quadril solto inclinado à frente, projecte a anca para trás e depois para frente. Cadenciado e suavemente.

CAMELO PARA CIMA - Pernas afastadas e joelhos relaxados (como no exemplo acima). Quadril solto projectado à frente encaixa-se o quadril deslocando-o para trás com o abdómen encolhido, leve o peso para trás assim e relaxe quando o peso estiver no calcanhar.

ONDULAÇÃO - Enche-se primeiro a parte superior da barriga empurrando o ar para baixo de uma forma contínua sem mexer o tronco. É feita também de baixo para cima. Este movimento simboliza o parto ou o ato de dar a luz. Há também uma respiração rápida na barriga, produzindo um tremido, eu aprendi com o nome de respiração cachorrinho, engraçado não é? Mas funciona.

BATIDA LATERAL - transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas (como a que usamos para fechar a porta do carro) para os lados. Lembre-se, não eleve o quadril, a batida é para o lado e não para cima.

SHIMIE - São as batidas de quadril feitas contínua e rapidamente para cima.

TREMIDO DE QUADRIL - Flexiona-se os joelhos levemente e alterna-os rapidamente produzindo um tremor em todo o corpo com ênfase na barriga. Eu prefiro a contracção nas pernas, acho que o resultado flúi com mais facilidade. Faça o teste e verifique qual é sua preferência. Existem vários tremidos, esse é básico.

TREMIDO DE PEITO - Sacode-se os ombros de um lado para o outro rapidamente. Todos os movimentos que envolvem peito/busto devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança. Atenção, a dança do ventre pode no máximo ser considerada sensual, mas não vejo a dança de forma sexual, por isso a valorização dos movimentos é muito importante. Não vulgarize o que temos de tão belo e precioso. A dança do ventre antes de tudo é um grande ritual. Um ritual à Deusa e Deuses, principalmente à Deusa.

BÁSICO EGÍPCIO - Em posição erecta coloca-se uma perna em frente à outra. A da frente fica sempre em meia ponta alta, a perna de trás pode estar semi-dobrada. Então, sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé (ou não). Pode ser feito lento ou rápido. Dele há variações para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.

PEITO / BUSTO - É possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s". Não mexa os ombros, lembre-se o movimento é peitoral.

PESCOÇO - É o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo. Nem sempre se obtém resultados imediatos.

TWIST - Coloque uma perna em frente à outra, transfira seu peso para a perna da frente, depois para a de trás, quando for à frente, faça uma torção (movimento de rotação) leve para dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre!

Seguidores

Dança do Ventre e Cigana

Dance...dance..dance...

Visitantes!

Marcadores

"A expressão na Dança do Ventre" "A meia ponta na Dança " ***Rádio Árabe on line*** **Dança do Ventre Origem ** **Maquiagens Árabes** *Dabke* *Dança do Ventre e benefícios emocioanais* *Masbaha* A atuação da Dança do Ventre no corpo feminino A Dança Cigana A Dança do Ventre no Brasil A Dança do ventre através dos tempos A Deusa está dançando... A expressão na Dança do Ventre A gravidez e a mulher que dança A História da Dança do Ventre/Origem a Magia e o mistério de uma Arte Milenar... ABAIXO ASSINADO ALERTA maquiagem Algumas modalidades de Dança I Alguns movimentos da D.do Ventre Alongamento... Aromatizador de Ambientes Artesanato em MDF Artigo publicado (Jornal) Aulas de Baralho Cigano e Cristais Aulas de Dança Aulas de Dança do Ventre Aulas de Dança outras modalidades Aulas em 2021 AULAS ON LINE Ballet e D do Ventre texto de :Luana Mello Ballet Record Junh 2016 Baralho Cigano e Cristais Benefícios diversos Bindi ele é tão lindo CAFÉ COM BARALHO Cantores Árabes - Cantores Árabes - AMR DIAB Carimbó Código de ética da Dança do Ventre Como avaliar sua Dança do Ventre Contato Curiosidades / beleza países árabes D.D.V. como antídoto para depressão Dança Dança - O que é? Dança Baladi (minha pesquisa) Dança com Véu Dança das 1001 Noites... Dança do Ventre Dança do Ventre / dinheiro /vulgaridade Dança do Ventre alguns artigos Dança do Ventre e o Zodíaco Dança do Ventre Infantil Dança dos Seete Veus I Dança dos Sete Veus II Dança Mix DANÇAR !!!! Dançar... Danças Circulares Dance De Volta DEPOIMENTOS DESABAFO E AGRADECIMENTO Dica de maquiagem Dicas de Dança Dicas de maquiagem Dicas de saúde DIVULGAÇÕES Entendendo a Dança do Ventre Eu Louvo a Dança... Evento Apresentações Eventos maravilhosos no RIO FAÇA A DIFERENÇA Ghawazees Imagens de roupas Importante MAQUIAGEM Atenção mulheres Improviso Site Central D do ventre Incensos e Aulas Infantil Instrumentos Árabes Junho 2016 Ola! Lenços de moedas Letra de música Letras de músicas LOJINHA Mahmoud Reda e Danças Árabes folclóricas mais do que simples movimento... Mensagens e mensagens junh 2016 Mensagens Inspiradoras junh 2016 Modalidades de Dança do Ventre Motivos para praticar a dança do ventre Mulher - 8 de Março Dia Internacional da Mulher Novidades novidades 2019 O Poder do Ventre O ser Feminino ( Sua origem primitiva) O Ventre / Barriguinha Origem Percussão Árabe no Brasil Pesquisa sobre bailarinas antigas Pesquisas sobre a vida no harém Povérbios árabes/frases/ditados Povo Cigano Prece Árabe PROJETO DANÇA Projeto Mandala Mística Publicações Diversas 2014 Quando ela Dança... Record trabalhos RETORNO DAS AULAS RIO DE JANEIRO MINHA CIDADE Rio Orient Festival 2010 Segredo/Sucesso/Bellydance Sensualidade e Benefícios com a Dança do Ventre Sites e Blogs que eu indico Sobre a Dança do Ventre Sobre as Aulas na Lona Cultural Sugestões de Nomes árabes Um antigo poema de amor... Venda de Produtos Gracy www.bellydance.com.br www.Dalarmibellydance.blogspot.com Yousry sharif um grande coreógrafo Zambra (Flamenco-árabe)