"A gravidez e a mulher que dança"

Li este texto e achei muito interessante ainda não falei sobre este assunto aqui em meu Blog , muito importante também as mulheres grávidas que amam a Dança do Ventre.Aviso as mulheres grávidas que se desejarem praticar a dança busquem orientação médica seja para dança ou alguma outra atividade ok??
A sua saúde e a do seu bebê tem que estar em 1º lugar!!!
................................................................................................................

Texto abaixo Fonte :http://www.shangrilahouse.com.br/cursos/indexmain.html

A Gravidez e a Mulher que Dança







Num momento tão importante quanto a gestação nosso corpo se modifica a cada dia. Novos contornos se desenham e formas se arredondam trazendo para a realidade o desenvolvimento do bebê, ainda escondido do mundo, mas tão presente dentro de nós.
Muitas mulheres, durante esse período são assaltadas por dúvidas, as mais diversas possíveis, sobre suas limitações e cuidados durante a gravidez.
Para uma mulher saudável e em forma para dançar é uma das coisas mais gostosas que podemos fazer durante essa fase. Nosso corpo se transforma mês e mês e, de acordo com o ganho de peso, vamos sentindo cada vez mais a força da gravidade, e a oscilação do equilíbrio se modificando e adaptando na mesma medida em que a gestação prossegue.
Os limites para a prática da dança durante esses meses devem ser estabelecidos em harmonia com suas sensações, respeitando seu conforto e bem-estar. A movimentação de nosso corpo grávido favorece a leveza e a adaptação gradativa às mudanças mensais e nos prepara de forma suave para o parto, na medida em que alongamos e flexibilizamos as diversas partes do corpo, exercitando através da dança através da dança a expressão e liberando nossas emoções, sejam elas quais forem.

Dançar antes de tudo é uma forma de exteriorizar o que sentimos, seja bom ou ruim, alegria ou medo, incerteza ou prazer, o movimento interioriza suas sensações e devolve para o mundo de forma diferente através da música e dos desenhos que delineamos no ar quando nos movemos.
Talvez por não ser uma cena comum, a visão da mulher grávida dançando provoque tantas reações adversas. Surpresa, espanto, curiosidade são apenas algumas, mas depois de alguns minutos, tudo se transforma em encantamento.

Uma vez tivemos o prazer de receber uma de nossas bailarinas, então no quinto mês de gestação, se apresentando na casa de chá. Era dia das mães e ela foi o nosso presente para as mulheres que nos visitaram naquele dia. Devo dizer, que eu própria, me senti presenteada com a sua presença naquela noite. Shams estava linda, muito feminina e delicada, no melhor momento da gravidez, dançando com o coração. Cada sala que assistia a sua apresentação se via envolvida numa aura especial, difícil descrever. Até hoje me lembro daqueles momentos e guardo para sempre as impressões que recebi.
A mulher grávida dançando tem algo a mais, plena em feminilidade, ela é o próprio símbolo da natureza. Iluminada por seu próprio estado ela pode cantar e emocionar a qualquer pessoa tocada por sua dança.
A gravidez não é um tempo reservado para hibernação ou exclusão do mundo mas sim a aceitação plena de nossa função nesse mundo, receber vida e doar vida através de nosso corpo. Uma mãe dançando é a visão mais criativa que podemos ter da dança do ventre, pois essa mulher está criando em todos os sentidos...
No mundo oriental, diferente do que a maior parte do público imagina, as origens da dança não são tão fortemente ligadas ao erotismo e à sexualidade apenas.



Sendo uma das mais antigas formas de dança, originam-se com rituais religiosos, anteriores ao período bíblico, os ritos veneravam a maternidade e faziam parte da preparação das mulheres para o parto. Talvez seja esta a forma mais antiga de instruir as mulheres para o momento de dar a luz.
Segundo Farab Firdoz, uma dançarina de Bahrein na Arábia Saudita, a dança ainda era apresentada em sua forma original até os anos 50 nas partes menos ocidentalizadas de seu país, em volta da cama do parturiente, por um círculo de companheiras de sua tribo. Nesta forma ritualística, homens nunca eram convidados para assistir e nem sua entrada no quarto era permitida. O propósito dessa dança em especial era hipnotizar a mãe em trabalho de parto para que ela imitasse as outras mulheres com seu corpo e dessa forma reagisse melhor aos estímulos e contrações do útero, trabalhando a favor do nascimento do bebê não contra, concentrando-se na dor. Isto ajudava a mulher a se movimentar com as contrações e não se opor a elas.
Infelizmente o ocidente trouxe junto com a tecnologia a sua própria visão da dança, erotizando-a sem necessidade. Gerações de mulheres beduínas poderiam ter seus filhos hoje não apenas com os benefícios de modernos hospitais e condições perfeitas de assepsia, mas também os conhecimentos milenares de sua avós sobre o parto e o papel da dança nisso tudo. Até mesmo esse povo começa a ver o sexo num simples exercício para auxiliar as funções naturais de nosso corpo.

Como resultado, a prática do ritual tradicional de parto morre e dá lugar à modernização de tudo, até mesmo daquilo que nunca deveria ter sido modificado. Outros povos como os Maoris e Havaianos tem um ritual próprio de preparação para o parto, envolvendo exercícios pélvicos e abdominais específicos. A idéia de que a criança tem que ser trazida ao mundo com dor é uma idéia religiosa, baseada no conceito do pecado original e na penalidade por isso. A bíblia diz: “em sofrimento vós dará a luz...” nada é dito sobre exagerada ou insuportável dor, e ainda assim, a idéia de uma dor absurda paira sobre as nossas cabeças, desde que somos crianças, desde que o parto natural é mencionado. No lugar de trabalhar nosso corpo e prepará-lo para o momento do parto da forma mais suave possível, relaxando a musculatura e propiciando o relaxamento necessário, tencionamos cada vez mais e construímos nós mesmas as barreiras para um nascimento feliz. Hoje em dia, nosso mundo felizmente vive um instante de mudança e a procura pelo parto natural cresce cada vez mais.





Médicos interessados nesse processo oferecem suporte às suas pacientes com equipes multidisciplinares que auxiliam a mulher durante toda a gestação e lhe dão apoio e a orientação necessária para que o movimento do nascimento do seu filho passa ser vivido e necessário como ele deve. Trazer uma pessoa nova ao mundo é uma grande aventura e todos os envolvidos nessa viagem devem estar preparados para o caminho e a prazerosa chegada.









Esta ,msg é uma pequena homenagem a  minha mãe e a todas as mães!!!
bjssssss
:)






Este texto eu Li no site e postei aqui em meu blog:
http://www.shangrilahouse.com.br/cursos/indexmain.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre!

Seguidores

Dança do Ventre e Cigana

Dance...dance..dance...

Visitantes!

Marcadores

"A expressão na Dança do Ventre" "A meia ponta na Dança " ***Rádio Árabe on line*** **Dança do Ventre Origem ** **Maquiagens Árabes** *Dabke* *Dança do Ventre e benefícios emocioanais* *Masbaha* A atuação da Dança do Ventre no corpo feminino A Dança Cigana A Dança do Ventre no Brasil A Dança do ventre através dos tempos A Deusa está dançando... A expressão na Dança do Ventre A gravidez e a mulher que dança A História da Dança do Ventre/Origem a Magia e o mistério de uma Arte Milenar... ABAIXO ASSINADO ALERTA maquiagem Algumas modalidades de Dança I Alguns movimentos da D.do Ventre Alongamento... Aromatizador de Ambientes Artesanato em MDF Artigo publicado (Jornal) Aulas de Baralho Cigano e Cristais Aulas de Dança Aulas de Dança do Ventre Aulas de Dança outras modalidades Aulas em 2021 AULAS ON LINE Ballet e D do Ventre texto de :Luana Mello Ballet Record Junh 2016 Baralho Cigano e Cristais Benefícios diversos Bindi ele é tão lindo CAFÉ COM BARALHO Cantores Árabes - Cantores Árabes - AMR DIAB Carimbó Código de ética da Dança do Ventre Como avaliar sua Dança do Ventre Contato Curiosidades / beleza países árabes D.D.V. como antídoto para depressão Dança Dança - O que é? Dança Baladi (minha pesquisa) Dança com Véu Dança das 1001 Noites... Dança do Ventre Dança do Ventre / dinheiro /vulgaridade Dança do Ventre alguns artigos Dança do Ventre e o Zodíaco Dança do Ventre Infantil Dança dos Seete Veus I Dança dos Sete Veus II Dança Mix DANÇAR !!!! Dançar... Danças Circulares Dance De Volta DEPOIMENTOS DESABAFO E AGRADECIMENTO Dica de maquiagem Dicas de Dança Dicas de maquiagem Dicas de saúde DIVULGAÇÕES Entendendo a Dança do Ventre Eu Louvo a Dança... Evento Apresentações Eventos maravilhosos no RIO FAÇA A DIFERENÇA Ghawazees Imagens de roupas Importante MAQUIAGEM Atenção mulheres Improviso Site Central D do ventre Incensos e Aulas Infantil Instrumentos Árabes Junho 2016 Ola! Lenços de moedas Letra de música Letras de músicas LOJINHA Mahmoud Reda e Danças Árabes folclóricas mais do que simples movimento... Mensagens e mensagens junh 2016 Mensagens Inspiradoras junh 2016 Modalidades de Dança do Ventre Motivos para praticar a dança do ventre Mulher - 8 de Março Dia Internacional da Mulher Novidades novidades 2019 O Poder do Ventre O ser Feminino ( Sua origem primitiva) O Ventre / Barriguinha Origem Percussão Árabe no Brasil Pesquisa sobre bailarinas antigas Pesquisas sobre a vida no harém Povérbios árabes/frases/ditados Povo Cigano Prece Árabe PROJETO DANÇA Projeto Mandala Mística Publicações Diversas 2014 Quando ela Dança... Record trabalhos RETORNO DAS AULAS RIO DE JANEIRO MINHA CIDADE Rio Orient Festival 2010 Segredo/Sucesso/Bellydance Sensualidade e Benefícios com a Dança do Ventre Sites e Blogs que eu indico Sobre a Dança do Ventre Sobre as Aulas na Lona Cultural Sugestões de Nomes árabes Um antigo poema de amor... Venda de Produtos Gracy www.bellydance.com.br www.Dalarmibellydance.blogspot.com Yousry sharif um grande coreógrafo Zambra (Flamenco-árabe)