Resolvi postar aqui um trecho de um texto muito interessante do livro :"Dança do Ventre Ciência e Arte".
Um livro muito bom perfeito para as pessoas que estudam e pesquisam tudo sobre a Dança do Ventre, perfeito para quem quer se aprofundar no assunto.
Abaixo o texto retirado do livro (apenas um trecho).
Espero que gostem!!
bjs!!
:)
A Dança do Ventre através dos Tempos . Um assunto para mulheres.
Durante certo período da antiguidade, a Dança do Ventre era transmitida de mãe para filha.Em determinados lugares do Oriente Médio, algumas famílias mais abastadas, contratavam mulheres que eram profundas conhecedoras das técnicas de dança, para prepararem suas adolescentes para o casamento e para futura gravidez e parto.
No mundo ocidental, por vários motivos , a dança do ventre ficou conhecida como uma arte ligada a sedução e á sexualidade .Muitas pessoas dizem não ter assistido a um espetáculo de Dança do Ventre , mas ao ouvirem estas palavras já dão asas a imaginação , referindo-se a haréns, sexualidade desenfreada e outras histórias de mil e uma noites.
Isto pode ter várias origens: desde os marinheiros britânicos que chegavam a Port Said, no Egito, por volta do século XIX, e iam aos cabarés , onde assistiam as exóticas apresentações de danças com mulheres seminuas, até as apresentações de Mata Hari, que encantaram e assustaram toda a Europa no começo do século XX.
O livro "As Mil e Uma Noites" também conta histórias sobre mulheres que usavam a dança como forma de sedução, em troca de favores pessoais, como as escravas que lutavam por sua liberdade, e mulheres que se aproximavam do poder seduzindo governantes e ricos comerciantes.
Foi o que supostamente fez Salomé, a dançarina que pediu a cabeça de João Batista ao rei Herodes, após uma deslumbrante apresentação.Com isso, tornou-se talvez, a bailarina mais conhecida em todo o mundo, tendo sua história reproduzida na Bíblia.Através dos tempos.Não cabe aqui o julgamento ético ou moral da atitude da bailarina , mas cabe ressaltar a beleza e a força da dança oriental. É uma técnica primorosa, e cada bailarina faz dela o uso a que se propõe.
Sabe-se que a Dança do Ventre tem suas raízes ligadas aos templos.Acreditava-se numa grande Deusa, mãe de todos os seres humanos e de toda a Terra.Era ela quem alimentava a Terra, tornando-a fértil para a lavoura.Nos rituais em sua homenagem ,sacerdotizas expunham seus ventres sagrados, fazendo-os dançar, vibrar e ondular.Era a forma de garantir prosperidade e fertilidade para a Terra e para as mulheres.
É interessante observar a visão dos povos primitivos sobre o conceito de divindade.Para eles, devido aos mistérios da maternidade, era mais fácil associar a figura de Deus a uma mulher .
O conceito da figura masculinizada de Deus veio muito tempo depois, com a consolidação das sociedades patriarcais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário