Zambra




















Apresentação
Zambra
Folias Mouriscas da Península Hispânica
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Zambra é um coletivo que fez renascer a "samra", as festas mouriscas da península hispânica - caracterizadas por muita algazarra, regozijo e júbilo. Um espectáculo vestido de xailes, bastões e bilhas, apresentando coreografias com facas, fogo e efeitos de sombras.

Zambra (do árabe samra) era o nome que designava as festas mouriscas da península hispânica, caracterizadas por muita algazarra, regozijo e júbilo. Destacavam em particular pelo alvoroço que causavam, pela animação originada pela música e a dança, bem como pelos aplausos e o alarido que manifestavam aqueles que dela participavam, expressando o seu entusiasmo e alegria. É este também o ambiente que sempre esteve presente no seio deste grupo, desde a sua formação há dois anos atrás, e que inevitavelmente transparece nos seus espectáculos, pois a ideia subjacente a qualquer uma das suas performances é, sem dúvida alguma, a de celebração.

As Zambra pretendem, precisamente, recriar o antigo aspecto de celebração, bem como a alegria que sempre caracterizou uma das formas de expressão mais antigas da humanidade, pelo que no final de cada espectáculo, o espectador é convidado a participar, libertando-se assim das suas inibições e deixando-se envolver pela alegria contagiante desta forma de arte.

As performances das Zambra são uma mistura de coreografias e improvisação. As danças de grupo e em duo são, habitualmente, coreografadas, enquanto outras, sobretudo as apresentações a solo, são mais improvisadas e que variarão consoante a personalidade da bailarina e o seu estado de espírito. Este estilo é, aliás, o mais comum na música e dança folclórica e tradicional do médio oriente.

O espectador poderá, assim, apreciar um solo tradicional feminino na sua forma egípcia, o raks al-baladi (dança do povo), variações deste tipo de dança e a fusão a que deu lugar, o raqs al-sharqi (dança do oriente), denominado dança do ventre no mundo ocidental, ou o raqs al-assaya (dança do bastão) cuja origem remonta ao tahtib, a mais antiga forma de arte marcial egípcia.

Mas, se por um lado as Zambra tentam, de alguma forma, recriar a ambiência, o estilo e as tradições de um tipo de dança com origem nos primórdios da civilização, e que enfeitiça pelo que traz de antigo, genuíno e essencial do ser humano, elas vão um pouco mais além. Talvez pela inquietação que as caracteriza, pela vivência e formação diferenciada de cada uma, pela própria riqueza cultural que deu origem a esta forma de dança, ou simplesmente pela sua mediterraneidade, as Zambra sentem-se próximas e identificadas com muitas outras culturas, tais como a africana, a indiana, a turca ou a cigana, nas suas mais variadas vertentes, para além, evidentemente, da europeia, e de outras artes tais como as circenses e a música. O resultado é um espectáculo com raízes tradicionais, mas onde existe uma forte vertente de fusão, ousadia e experimentação.

Neste espectáculo são utilizados vários acessórios tais como: véus, xailes, bastões, bilhas ou velas; trabalham com instrumentos tais como os címbalos, as castanholas, as pandeireitas ou outras percussões; fazem coreografias com facas, fogo ou efeitos de sombras e adaptam-se facilmente a diferentes espaços e contextos.

Assim, as Zambra oferecem um serão inesperado, onde pretendem transmitir elementos de culturas variadas, mas também surpreender, festejar, partilhar e desfrutar da dança com a sua audiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre!

Seguidores

Dança do Ventre e Cigana

Dance...dance..dance...

Visitantes!

Marcadores

"A expressão na Dança do Ventre" "A meia ponta na Dança " ***Rádio Árabe on line*** **Dança do Ventre Origem ** **Maquiagens Árabes** *Dabke* *Dança do Ventre e benefícios emocioanais* *Masbaha* A atuação da Dança do Ventre no corpo feminino A Dança Cigana A Dança do Ventre no Brasil A Dança do ventre através dos tempos A Deusa está dançando... A expressão na Dança do Ventre A gravidez e a mulher que dança A História da Dança do Ventre/Origem a Magia e o mistério de uma Arte Milenar... ABAIXO ASSINADO ALERTA maquiagem Algumas modalidades de Dança I Alguns movimentos da D.do Ventre Alongamento... Aromatizador de Ambientes Artesanato em MDF Artigo publicado (Jornal) Aulas de Baralho Cigano e Cristais Aulas de Dança Aulas de Dança do Ventre Aulas de Dança outras modalidades Aulas em 2021 AULAS ON LINE Ballet e D do Ventre texto de :Luana Mello Ballet Record Junh 2016 Baralho Cigano e Cristais Benefícios diversos Bindi ele é tão lindo CAFÉ COM BARALHO Cantores Árabes - Cantores Árabes - AMR DIAB Carimbó Código de ética da Dança do Ventre Como avaliar sua Dança do Ventre Contato Curiosidades / beleza países árabes D.D.V. como antídoto para depressão Dança Dança - O que é? Dança Baladi (minha pesquisa) Dança com Véu Dança das 1001 Noites... Dança do Ventre Dança do Ventre / dinheiro /vulgaridade Dança do Ventre alguns artigos Dança do Ventre e o Zodíaco Dança do Ventre Infantil Dança dos Seete Veus I Dança dos Sete Veus II Dança Mix DANÇAR !!!! Dançar... Danças Circulares Dance De Volta DEPOIMENTOS DESABAFO E AGRADECIMENTO Dica de maquiagem Dicas de Dança Dicas de maquiagem Dicas de saúde DIVULGAÇÕES Entendendo a Dança do Ventre Eu Louvo a Dança... Evento Apresentações Eventos maravilhosos no RIO FAÇA A DIFERENÇA Ghawazees Imagens de roupas Importante MAQUIAGEM Atenção mulheres Improviso Site Central D do ventre Incensos e Aulas Infantil Instrumentos Árabes Junho 2016 Ola! Lenços de moedas Letra de música Letras de músicas LOJINHA Mahmoud Reda e Danças Árabes folclóricas mais do que simples movimento... Mensagens e mensagens junh 2016 Mensagens Inspiradoras junh 2016 Modalidades de Dança do Ventre Motivos para praticar a dança do ventre Mulher - 8 de Março Dia Internacional da Mulher Novidades novidades 2019 O Poder do Ventre O ser Feminino ( Sua origem primitiva) O Ventre / Barriguinha Origem Percussão Árabe no Brasil Pesquisa sobre bailarinas antigas Pesquisas sobre a vida no harém Povérbios árabes/frases/ditados Povo Cigano Prece Árabe PROJETO DANÇA Projeto Mandala Mística Publicações Diversas 2014 Quando ela Dança... Record trabalhos RETORNO DAS AULAS RIO DE JANEIRO MINHA CIDADE Rio Orient Festival 2010 Segredo/Sucesso/Bellydance Sensualidade e Benefícios com a Dança do Ventre Sites e Blogs que eu indico Sobre a Dança do Ventre Sobre as Aulas na Lona Cultural Sugestões de Nomes árabes Um antigo poema de amor... Venda de Produtos Gracy www.bellydance.com.br www.Dalarmibellydance.blogspot.com Yousry sharif um grande coreógrafo Zambra (Flamenco-árabe)